Filipe e seus Barquinhos

É muito importante poder falar sobre este livro que surgiu a partir das situações de diálogo entre Filipe e eu, um menino que desde muito pequeno vem me encantando por sua paixão pelos livros, por leituras diversas e por suas ideias geniais. Não é à toa que ele já arrisca na escrita de suas primeiras histórias e ilustrações. É uma espécie de mascote.
O livro “Filipe e seus barquinhos” vêm nos lembrar que o mundo não é disciplinar, nem feito de conhecimentos isolados. Por acreditar nisto, surgiu este livro apresentando uma abordagem interdisciplinar, que além de romper com a divisão hermética das disciplinas, dá significado ao conteúdo desde que seja bem planejado e sem perder de vista a sistematização.
É um livro que permite enfocar análises, levantamento de hipóteses, descobertas e muita criatividade devido aos motes que vão surgindo durante a leitura que tendem a ser produtivos se forem abordados de forma ampla. Oferece aos pais ou educadores a possibilidade de fazerem o papel de mediador, sugerindo e provocando diálogos. Dá liberdade para que seja feito um passeio por várias áreas do conhecimento, brincando, aprendendo, criando e fazendo descobertas incríveis, tais como: Primeiro pensei na Língua Portuguesa, nas questões da escrita das leituras… Fazendo Artes, apostei na mistura das cores, para descobrir e criar. Vi que essa brincadeira das misturas poderia levar às noções de química. Pensando na Matemática várias ideias surgiram: noção de conjuntos, quantidade, sistema de numeração, ordenação, seriação, frações e outros. Sem falar na geometria das dobraduras, mostrando linhas retas, paralelas, perpendiculares, figuras planas, ângulos e bissetriz. E com as mãos e o cérebro em movimento, sem dúvida, haverá o aumento da capacidade de concentração, estímulo à atenção, autonomia, memória, desenvolvimento da coordenação motora, motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.
Espero que todos nós possamos fazer bom uso do livro Filipe e seus barquinhos deixando-nos interpenetrar nas diversas áreas do saber que ele permite com o desejo de criar, inovar, brincar, aprender e ir além, transcendendo na busca de um ser maior que está dentro de nós mesmos. E que cada um consiga ouvir a si mesmo e o outro. É assim que eu entendo o educador interdisciplinar.

Goretti de Freitas
Edição Independente. Disponível para venda junto à autora, pelos contatos:
31-3821.1781-goretti.freitas@yahoo.com.br

Selo: Editora Aldrava Letras e Artes
contato: www.jornalaldrava.com.br