Home » Palavra Plural

Escritoras de Ipatinga participam do Salão do Livro de Paris e visitam instituições acadêmicas de Portugal

Depois de 17 anos de ausência, autores brasileiros participam, na próxima semana, do “Salon du Livre de Paris”. A abertura oficial acontece a partir das 17 horas, do dia 15 de março, com a presença do Presidente da República e do Ministro da Cultura da França.  Minas Gerais será representada por 33 autores, participantes da Antologia “Écrivains Contemporains du Minas Gerais”, que será lançada no dia 16 de março, às 19 horas, no Porte de Versailles – Pavillon 1, Stand d’Yvelinédition. Ipatinga é representada na Antologia pelas escritoras Goretti de Freitas, Marília Siqueira Lacerda e Nena de Castro.

Estão de malas prontas para participarem ativamente das atividades culturais do Salão os poetas aldravistas de Mariana (MG)  José Benedito Donadon-Leal, Andreia Donadon-Leal, Gabriel Bicalho e J.S. Ferreira; e as escritoras do Clube dos Escritores de Ipatinga, Goretti de Freitas e Marilia Siqueira Lacerda, respectivamente, presidente e coordenadora do Clesi.

A programação do grupo inicia-se já no dia 13 de março, quando eles receberão a maior condecoração da Academia de Mérit e Devoument Français, a Medalha e o Diploma de Mérito Cultural, no Cercle Republicain, Paris. No dia 14 de março serão recebidos por acadêmicos e membros da Academia de Letras e Artes de Portugal e da Academia Internacional Heráldica para assinarem protocolo de cooperação internacional. Os escritores serão homenageados com insígnias e diplomas. Também irão proferir palestra sobre a Literatura Mineira. Já na quinta-feira, 15 de março, participam da abertura oficial do Salão do Livro de Paris e no dia seguinte, 16 de março, do lançamento do livro “Écrivains Contemporains du Minas Gerais”, com apresentação do Professor J.B. Donadon-Leal.

““Écrivains Contemporains du Minas Gerais” foi organizado pela escritora e artista plástica, Andreia Donadon-Leal . A antologia integra os projetos culturais da Aldrava Letras e Artes (Mariana/MG) e foi editado em parceria com a Editora Francesa Divine Édition et Divine Collection, com a proposta de divulgar a literatura produzida por escritores mineiros no exterior.  A escolha do tradutor ficou à cargo de jornalista e escritora Diva Pavesi, Presidente da Divine Édition et Divine Collection, principal divulgadora da cultura brasileira na França. Foram escolhidos dois escritores vinculados à Academia de Letras de Paris: Marc Galan e Athanese Vantchev de Thracy, sendo que Athanese foi o primeiro escritor francês a escrever e publicar aldravias, a nova forma de poesia criada pelos poetas aldravistas mineiros.

Mas o que é aldravia? Trata-se de um poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa forma nova demonstra uma via de saída para a poesia – aldravia. O Poema é constituído numa linométrica de até 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração.

De acordo com Andreia Donadon Leal, organizadora da antologia, não foi difícil selecionar os escritores. “A produção mineira é tão fecunda e suas academias tão seletas, que foi fácil fazer uma amostragem justa do que é a Literatura deste Estado. O critério de escolha foi a abrangência do escritor em sua região e sua vinculação com agremiações de escritores”, destaca Andreia. A antologia reúne escritores, poetas, contistas, ensaístas e cronistas. São 33 escritores, representando 15 cidades mineiras: Pirapetinga, Mariana, Belo Horizonte, Varginha, Viçosa, Paracatu, Juiz de Fora, Itapecerica, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, São Gonçalo do Rio Abaixo, Curvelo, Formiga, Araxá e Caeté.

As escritoras de Ipatinga

Goretti de Freitas:

A pedagoga e escritora Goretti de Freitas, atual presidente do Clube dos Escritores de Ipatinga, tem em seu currículo a publicação do livro “Contos Interioranos”, e “Num instante, um haicai”, vencedor do 8º Concurso Regional para Edição de Livros, editado pelo Clesi, em 2008. Lançou em abril de 2011, dentro do V Salão do Livro de Ipatinga seu primeiro livro infantil e paradidático “Filipe e seus barquinhos”, que tem uma proposta interativa que possibilita a descoberta das cores e apresenta possibilidades diversas de se trabalhar a interdisciplinaridade de forma criativa por meio de brincadeiras lúdicas e dobraduras.
Marília Siqueira Lacerda

Marília Siqueira Lacerda, Coordenadora do Clesi desde 1997, Diretora Regional InBrasCI – Ipatinga/Colar Metropolitano Vale do Aço/MG e Membro Efetivo Academia de Letras do Brasil – Mariana/MG, tem em seu currículo os livros de poesia “Utopia”, “Entre Outonos e Primaveras”, composto por três volumes, e dois títulos voltados para o público infantil: “Belas Bailarinas”, com ilustrações de Rosane Dias, edição bilíngue, lançado em 2008, integrante da Série Giro-Lê, editado pelo Clesi e “A Chuva e o Barquinho”, com ilustrações de João Marcos, edição independente, também bilíngue, lançado em abril de 2011, dentro da programação do V Salão do Livro de Ipatinga. De acordo com a autora, os livros infantis resgatam brincadeiras personificadas em versos e proporciona um olhar especial para a poesia infantil, para ser lida com leveza, num prazeroso retorno pelas eternas vontades da infância.  

Nena de Castro:

A professora, advogada, poeta, cronista e contadora de histórias Nena de Castro foi presidente do Clube dos Escritores de Ipatinga, biênio 2009/2011; é Membro Efetivo da ALB – Academia de Letras do Brasil; Membro Efetivo do InBRasCI – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, com sede no Rio de Janeiro e uma Chancelaria na Ilha da Madeira em Portugal, tendo recebido em outubro, a medalha de “Mérito Cultural”  da instituição, pelo seu trabalho de divulgação cultural. Nena tem feito um trabalho belíssimo de divulgação da literatura regional em eventos literários, discorrendo sobre os enfoques dados a cada obra editada pelo CLESI. Tem atuado como contadora de histórias em vários eventos regionais. Em abril de 2011, abrilhantou os lançamentos de livros do estande do Clesi, recebendo alunos de várias escolas da região.  É autora do livro “Mariana Catibiribana”, com ilustrações de Siderlino Santiago, integrante da Série Giro-Lê, editado pelo Clesi em 2007. Nena de Castro é cronista do Jornal Diário do Aço.

Escritores mineiros participantes da antologia:

Amélia Marcionila R. da Luz (Pirapetinga); Andreia Donadon Leal (Organizadora – Mariana); Angela Togeiro (Belo Horizonte); Aníbal Albuquerque (Varginha); Aparecida Simões (Viçosa); Areoaldo de Paula (Paracatu); Auxiliadora de Carvalho e Lago (Belo Horizonte); Brenda Mar(QUES) Pena (Belo Horizonte); Cecy Barbosa Campos (Juiz de Fora); Célia Lamounier de Araújo (Itapecerica); César Ribeiro O. Magalhães (Juiz de Fora); Conceição Parreiras Abritta (Belo Horizone); Creusa Cavalcanti França (Juiz de Fora); Douglas de Carvalho Henriques (Conselheiro Lafaiete); Elizabeth Rennó (Belo Horizonte); Elza Aguiar Neves (Belo Horizonte); Gabriel Bicalho (Mariana); Gilberto Madeira Peixoto (Belo Horizonte); Hebe Rôla (Mariana); J.B.Donadon-Leal (Mariana); José de Assis (Belo Horizonte); Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte); Magda Lúcia Rodrigues (Belo Horizonte); Goretti de Freitas (Ipatinga);  Marilia Siqueira Lacerda (Ipatinga); Marly Moysés (Mariana); Miriam Stella Blonski (São Gonçalo do Rio Abaixo); Nena de Castro (Ipatinga); Newton Veira (Curvelo); Paulo José de Oliveira (Formiga); Sílvia Motta (Belo Horizonte); Vilma Cunha Duarte (Araxá); Zaíra Melillo Martins (Caeté).

Os comentários estão fechados.


Contador de Visitas
Contador de acesso e visitas