Troféu Professor Zezinho

José Batista de Mendonça
1942 – 2006

 

Os vencedores dos concursos literários realizados em 2009, e os homenageados com o “Mérito Cultural”, receberam o troféu “Professor Zezinho”, uma justa homenagem ao Professor José Batista de Mendonça, que nos deixou em 2006.

Zezinho, Mendonça, ou Mestre, como era carinhosamente chamado por tantos que o respeitavam,  nasceu em Formiga-MG, mas tornou-se personalidade de  grande relevância para o Vale do Aço.  Como Professor Universitário, lecionou  nas mais importantes instituições de ensino da região e  exerceu funções públicas  nas Secretarias de Educação e Cultura de Ipatinga, Coronel Fabriciano e  Timóteo.  No período de 2005/2006 atuou como Gerente do Departamento de Cultura de  Coronel  Fabriciano-MG.

Foi presença essencial na construção da identidade cultural do Vale do Aço e de  entidades culturais  e literárias, tais como: o Clube dos Escritores de Ipatinga,  onde ocupou por dois mandatos consecutivos o cargo de Diretor de Divulgação; a  Academia de Letras de Ipatinga, entidade onde foi eleito por unanimidade, em  2002, para nomear a Cadeira Patronal nº 39 e onde ocupava o cargo de Vice-  Presidente e a APEMT – Associação dos Poetas e Escritores do Município de  Timóteo, entidade da qual foi um dos Membros Fundadores.

Deixou registrado que um dos projetos que lhe deu maior orgulho foi fazer parte  da Antologia Literária e Histórica da Academia de Letras de Ipatinga, Olhares Múltiplos, editada em 2005; como também, uma memorável participação em livros de vários escritores do Vale do Aço, ora prefaciando-lhes as obras, ora apresentando o trabalho dos muitos escritores que o tinham como referência.

Como legado, deixou os ensinamentos de homem sofisticado, mas dono de uma mineiridade única, no seu jeito simples de tratar cada um de modo atencioso e diferenciado. E como registro de sua personalidade a certeza de que: “Viver vale a pena. Não vale apenas pela própria vida, mas pelo que ‘nos’ aguarda além da vida”.